Validações em uma API

[Finalizado Pelo Aluno]

Renato Rocha Criador 11/02/2019
Renato Rocha

Bastante interessante, mas, tenho uma dúvida.

Como seria a abordagem caso eu precisa-se verificar em uma API se o usuário possui essa disponibilidade de adicionar uma nova task ao store, e sucessivamente um request/POST?

1 - Faço o request/GET para verificar essa disponibilidade antes de dar o commit para o store e sucessivamente um request/POST aplicando essa adição na API tbm?

2 - Faço o commit para o store e só depois verifico a disponibilidade na API e caso tenha "falhado" dou rollback no commit?

Ótima aula, Abraço.

Manager Carlos Ferreira 12/02/2019
Carlos Ferreira

Olá, Renato!
Tudo bem?

Neste caso você precisa trabalhar com ACL (resumindo: Controle de níveis de acesso). Essas implementações devem ficar no backend, ou seja, na API. No frontend no vue.js você deve apenas ocultar ou exibir os recursos de acordo com o perfil do usuário, e também exibir as mensagens de não autorizado retornado da API caso por algum motivo acesse algum recurso que não tem permissão.

1) O ideal é nem exibir a opção de adicionar a nova task, mas, caso tente inserir a nova task você pode validar isso no momento que tem o retorno ou faz a request e exibir um retorno para o usuário que não tem permissão. Neste caso nem adiciona a task a store.

2) Não, primeiramente faz o request, depois que tiver o retorno com sucesso você adiciona ao store.

Se tiver dúvidas amigo, pode me perguntar. Ok?

Criador Renato Rocha 15/02/2019
Renato Rocha

Muito obrigado Carlos.

Sabe a Solução? Ajude a resolver!

Precisa estar logado para conseguir responder a este ticket!

Clique Aqui Para Entrar!