Agência Wys
Criador Agência Wys 29/08/2017

Boa tarde!

Estou precisando de ajuda para realizar a configuração do meu e-mail zoho na minha aplicação Laravel 5.4.
No arquivo .env do Laravel 5.4, estou usando as configurações abaixo:


MAIL_DRIVER=smtp
MAIL_HOST=smtp.zoho.com
MAIL_PORT=465
MAIL_USERNAME=meuemailzoho
MAIL_PASSWORD=minhasenhazoho
MAIL_ENCRYPTION=ssl


Porém ocorre o erro abaixo:
Connection could not be established with host smtp.zoho.com [Connection refused #111]


O que posso fazer nessa situação?


Obrigado.

Manager Carlos Ferreira 29/08/2017

Olá!

Tudo bem?

Recentemente a Digital Ocean lançou uma atualização bloqueia por padrão as portas de envio de e-mails por aplicações.

Você vai precisar abrir um ticket e solicitar que eles desbloqueiem a porta e explique os motivos (https://cloudsupport.digitalocean.com/s/my-tickets).

Eles fizeram isso para evitar que pessoas continuem criando aplicações para envio de SPAM.

Neste artigo falo sobre: https://blog.especializati.com.br/o-que-esta-por-tras-da-estrutura-da-especializati/

Qualquer dúvida, pode me retornar. Tá bom? :-)

Carlos Ferreira
Criador Agência Wys 29/08/2017

 

Carlos, tudo bem?

Então eu utilizo a hospedagem da Godaddy.

 

Ontem realizei as configurações de CNAME e MX no DNS da Godaddy, porém continuo com o mesmo problema, eu consigo receber no meu e-mail pessoal, mas no e-mail da Zoho não está chegando. 

Agência Wys
Manager Carlos Ferreira 29/08/2017

Olá, tudo bem!
E por ai?

Após configurar o domínio precisa aguardar um período para propagar e os e-mails funcionar. A cloudflare é melhor neste ponto porque é mais rápido o tempo de resposta.

Mas, acredito que o seu problema não seja apenas a propagação da resposta na Godaddy e sim porque estão faltando validar o SPF e DKIM do zoho.

Para verificar como está, acesse o painel do zoho (https://mailadmin.zoho.com/cpanel/index.do#domains) e vá no menu "Domains"
Lá tem um status de todos os serviços, todos devem estar com o status checked na cor verde.

Se o SPF não estiver ok, precisa criar um novo registro TXT onde gerencia o domínio (no seu caso na Godaddy) com os seguintes valores:
Type: TXT
Host: @
Value: v=spf1 include:zoho.com ~all

Após adicionar basta aguardar que o SPF estará ativado. (https://www.zoho.com/mail/help/adminconsole/spf-configuration.html)


O próximo passo é ativar o DKIM, acesse o menu "Mail Administration > Email Authentication > DKIM"
Clique no domínio, ex: especializati.com.br em editar
Na página seguinte clique em "Add Selector" (Quando for cadastrar deixe como "zoho")
Volte ao domínio na Godaddy e adicione um novo TXT com os valores do seu DKIM:
Type: TXT
Host: zoho._domainkey (O meu era: zoho._domainkey.especializati.com.br não precisa do .especializati.com.br)
Value: Coloca o valor do DKIM do zoho

Após fazer isso basta aguardar (Este processo de DKIM demora um pouco mais mesmo)
(https://www.zoho.com/mail/help/adminconsole/dkim-configuration.html)

Qualquer dúvida estou à disposição! =D

Carlos Ferreira
Criador Agência Wys 29/08/2017

 Bom dia Carlos, tudo bem?

Então essas configurações que você passou, eu já tinha realizado antes.

Acredito que esse não seja o problema, pois consegui realizar em um domínio o envio de e-mail, porém no outro não vai.

Já verifiquei a configuração dos dois, e estão da mesma forma (mesma forma que digo é com os mesmos campos preenchidos e não com os mesmo valores).

Liguei na Godaddy eles falaram que talvez o problema seja com o pessoal do Zoho.

Uma pergunta, eu tenho a configuração do cloudflare e na Godaddy, será que isso não pode estar interferindo?

O DNS do site está apontando para o Cloudflare. 

Agência Wys
Manager Carlos Ferreira 29/08/2017

Olá!
Tudo bem. Obrigado.

Lá no painel do zoho todas as configurações dos 2 domínios estão ok? https://mailadmin.zoho.com/cpanel/index.do#domains
Você está utilizando o plano pro do zoho, porque o plano free é para apenas 1 domínio por conta.

Você comprou os domínios na Godaddy. Certo?
Aponte todas as configurações para o Cloudflare, ele é melhor para gerenciar domínios.

Todas as configurações que informei acima precisão estar no Cloudflare.

Aguardo essas informações.

Carlos Ferreira
Criador Agência Wys 29/08/2017

Carlos,

Eu mudei as configurações no arquivo .env.

 

MAIL_DRIVER=mail

MAIL_HOST=mail.business.zoho.com

MAIL_PORT=465

[email protected]

MAIL_PASSWORD= *****************

MAIL_ENCRYPTION=ssl

Agora eu consigo disparar os e-mails do site sem dar o erro no Laravel.

As configurações de CNAME e MX já foram realizadas tanto na minha hospedagem quanto no cloudflare.

 

No meu email pessoal eu recebo os e-mails, porém no meu email zoho ele não está chegando

Agência Wys
Manager Carlos Ferreira 29/08/2017

Olá!

Pensei que os problemas eram nas configurações do zoho mail.
Você está conseguindo enviar e receber e-mails corretamente com o zoho. Certo?

O problema real é com envio pela sua aplicação?

Sua aplicação está na Digital Ocean?
Porque se tiver precisa abrir um ticket solicitando que eles liberem a porta envio de e-mail, porque por default está bloqueado.

As configurações são:
MAIL_DRIVER=smtp
MAIL_HOST=smtp.zoho.com
MAIL_PORT=465
[email protected]
MAIL_PASSWORD=SenhaAqui
MAIL_ENCRYPTION=ssl

Um ponto importante que notei depois que passei a utilizar o zoho.
Como os dados de senha de nossa aplicação são neste exemplo para o e-mail [email protected] os disparos devem ser por este e-mail, ou seja, o remetente do e-mail precisa ser [email protected] e não [email protected]

Se quiser enviar com outro e-mail precisa alterar "manualmente" os dados de configuração do remetente , exemplo:
config(['mail.username' => '[email protected]']);
config(['mail.password' => 'SuaSenhaDoOutroEmail']);

Carlos Ferreira
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