Multitenancy Single Database

Márcio Galeno Criador 04/03/2019
Márcio Galeno

Olá, estou com uma dúvida.

Eu estou desenvolvendo um sistema, mas não é um SaaS, ou seja, não irei vender o software para uma empresa que terá vários usuários. A minha aplicação é um sistema que B2C, parecido com um e-commerce, ele poderá tanto vender como comprar cursos online. Achei interessante o modelo Multitenancy Single Databse para facilitar a vida nas querys e inserções, mas não sei se usar ele apenas para esse benefício valeria a pena. Você acha que esse modelo de sistema cabe uma implementação de Multitenancy Single Databse?

Manager Carlos Ferreira 04/03/2019
Carlos Ferreira

Olá, Márcio!
Tudo bem?

Pelo o que entendi da sua explicação, acredito que sim, que o model single database atende.

Mas, de qualquer forma, aproveite e faça o curso de multi-database também, porque após entender os conceitos pode abrir a sua mente para esse projeto e no final você chega a conclusão qual será o melhor modelo para o seu projeto.

Criador Márcio Galeno 04/03/2019
Márcio Galeno

Você sabe se modelos de e-commerce ou cursos online utlizam essa técnica de Single Tenancy, pois o principal benefício que vejo é quando se tem a necessidade de ter vários usuários para um único tenancy. 

Manager Carlos Ferreira 05/03/2019
Carlos Ferreira

Sim, e-commerces e plataformas ead normalmente usam multi-tenancy com single database.

Criador Márcio Galeno 05/03/2019
Márcio Galeno

E questão da perdomance, Cartlos? Você acha que tem um custo muito grande, uma vez que, terei um relacionamento a mais nas tabelas?

Manager Carlos Ferreira 06/03/2019
Carlos Ferreira

Não vejo problemas de performance.

Usando bem os recursos do Laravel e minimizando a quantidade de consultas ao banco, certamente não vai afetar o desempenho.

Veja essa aula sobre: https://www.youtube.com/watch?v=EDNYywKZ6jc

Sabe a Solução? Ajude a resolver!

Precisa estar logado para conseguir responder a este ticket!

Clique Aqui Para Entrar!