[PROMOÇÃO] Assine com + 30% de desconto ANUAL MENSAL (últimas horas)
Junior Marquezano
Criador Junior Marquezano 04/10/2018

Carlos já havia feito umas perguntas anteriormente sobre essa questão de tenant e com esse curso foi sanada muitas, agora queria mesmo apenas uma opinião sua.

Pretendo trabalhar com VueJs para o front da aplicação, o que me recomenda? Uma aplicação separada como SPA ou usar o Vue embutido no Laravel.

Caso um senário ou outro, quais as vantagens ou desvantagens que eu teria?

Desde já te agradeço!

Manager Carlos Ferreira 04/10/2018

Olá Junior!

Sempre que tiver dúvidas, precisar de orientação pode me retornar. Ok? Conta comigo!

Trabalhar com o Vue.js no frontend é uma excelente ideia. Eu adoro o Vue, e recomendo demais.

Você pode criar a API em Laravel isolada, e criar o frontend separado com o Vue.js, e apenas integrar os dois.
Também é possível fazer igual fiz no Curso de Laravel com Vue.js, onde criei a API com o Laravel, e o Vue.js fez o frontend. Porém trabalhei os dois no mesmo projeto, usando o mix para compilar.

A vantagem de trabalhar tudo junto, Laravel API + Vue.js em resources/js/ é que fica mais fácil passar algo do Laravel para o Vue.js, como por exemplo alguma chave publica das configurações para o frontend.

Na maioria dos casos trabalhar isolado é mais recomendado, e deixar mais dividido a responsabilidade de cada projeto. Ou seja, o Laravel fica com a API, e o Vue.js em uma nova instalação com o frontend. Assim você tem mais liberdade de trocar de tecnologia.

Carlos Ferreira
Criador Junior Marquezano 04/10/2018

Então Carlos, algumas dúvidas minhas são em relação a isso, passar algumas coisas do Laravel para o Vuejs. Um exemplo seria o middleware de acesso do domínio principal, como passar isso do Vue para o laravel.

São essas algumas dúvidas que ainda tenho...

Junior Marquezano
Manager Carlos Ferreira 04/10/2018

Quando digo passar dados do Laravel para o Vue.js de forma simplificada é passar algum token público através do <head> do template (igual fiz no curso de Laravel Notifications).

Quando vai trabalhar com Laravel + Vue.js independente se vai trabalhar junto no mesmo projeto, ou em aplicações separadas o formato de comunicação é mesmo.

O Laravel faz o papel de API, para servir as informações para o Vue.js. O Vue.js lida com a parte visual e funcional da aplicação.

No caso de um middleware aplicado, quando tenta acessar um recurso a partir do Vue.js para a API Laravel, e essa API devolver um status por exemplo 401 (não permitido), no frontend com Vue.js você deve notificar o usuário que não tem acesso ao recurso que tentou acessar.

A parte de restrição deve ficar no Laravel, o Vue.js tem a obrigação apenas de trabalhar no frontend e informar/mostrar os recursos para o usuário.

Me retorna qualquer dúvida. Ok?

Carlos Ferreira
Sabe a Solução? Ajude a resolver!

Precisa estar logado para conseguir responder a este ticket!

Clique Aqui Para Entrar!