Front-End
Carlos já havia feito umas perguntas anteriormente sobre essa questão de tenant e com esse curso foi sanada muitas, agora queria mesmo apenas uma opinião sua.
Pretendo trabalhar com VueJs para o front da aplicação, o que me recomenda? Uma aplicação separada como SPA ou usar o Vue embutido no Laravel.
Caso um senário ou outro, quais as vantagens ou desvantagens que eu teria?
Desde já te agradeço!
Olá Junior!
Sempre que tiver dúvidas, precisar de orientação pode me retornar. Ok? Conta comigo!
Trabalhar com o Vue.js no frontend é uma excelente ideia. Eu adoro o Vue, e recomendo demais.
Você pode criar a API em Laravel isolada, e criar o frontend separado com o Vue.js, e apenas integrar os dois.
Também é possível fazer igual fiz no Curso de Laravel com Vue.js, onde criei a API com o Laravel, e o Vue.js fez o frontend. Porém trabalhei os dois no mesmo projeto, usando o mix para compilar.
A vantagem de trabalhar tudo junto, Laravel API + Vue.js em resources/js/ é que fica mais fácil passar algo do Laravel para o Vue.js, como por exemplo alguma chave publica das configurações para o frontend.
Na maioria dos casos trabalhar isolado é mais recomendado, e deixar mais dividido a responsabilidade de cada projeto. Ou seja, o Laravel fica com a API, e o Vue.js em uma nova instalação com o frontend. Assim você tem mais liberdade de trocar de tecnologia.
Então Carlos, algumas dúvidas minhas são em relação a isso, passar algumas coisas do Laravel para o Vuejs. Um exemplo seria o middleware de acesso do domínio principal, como passar isso do Vue para o laravel.
São essas algumas dúvidas que ainda tenho...
Quando digo passar dados do Laravel para o Vue.js de forma simplificada é passar algum token público através do <head> do template (igual fiz no curso de Laravel Notifications).
Quando vai trabalhar com Laravel + Vue.js independente se vai trabalhar junto no mesmo projeto, ou em aplicações separadas o formato de comunicação é mesmo.
O Laravel faz o papel de API, para servir as informações para o Vue.js. O Vue.js lida com a parte visual e funcional da aplicação.
No caso de um middleware aplicado, quando tenta acessar um recurso a partir do Vue.js para a API Laravel, e essa API devolver um status por exemplo 401 (não permitido), no frontend com Vue.js você deve notificar o usuário que não tem acesso ao recurso que tentou acessar.
A parte de restrição deve ficar no Laravel, o Vue.js tem a obrigação apenas de trabalhar no frontend e informar/mostrar os recursos para o usuário.
Me retorna qualquer dúvida. Ok?
Precisa estar logado para conseguir responder a este ticket!
Clique Aqui Para Entrar!